A história do Kart

Você conhece a história do Kart? Quase todo menino adora o Kart e não é tão difícil compreender porque. O Kart é o esporte ideal para quem gosta de velocidade. Ele é um tipo de esporte automobilístico, só que com algumas modificações. O veículo do Kart é simples,  tem quatro rodas e um motor que tanto pode ser de dois ou quatro tempos. O carro do Kart tem peso que varia de 70 a 150 quilos dependendo do modelo que escolher. São carros simples e sem quase nenhum conforto, já que o kart foi desenhado e projetado para a diversão e para servir como um hobby.

Geralmente, o kart é a porta de entrada para os jovens que gostam da velocidade e que querem seguir carreira no esporte. Todo o piloto de Fórmula 1 começou a carreira correndo de kart; é como se fosse uma escola onde ele aprende tudo o que precisa para ingressar nas outras categorias.

Kart surgiu primeiramente nos EUA, nos anos 50, bem depois da segunda guerra mundial. Ele foi inicialmente projetado por pilotos de aviões que queriam um esporte interessante para praticar durante a folga. O primeiro kartódromo, local onde se anda de Kart, foi criado em 1956. Depois disso, o Kart se espalhou pelo mundo inteiro.

No Brasil, o Kart começou a ser praticado nos anos 60 e ficou definitivamente famoso na corrida que se chamada de 500 Milhas de Kart Granja Vianna; era uma disputa de 12 horas de prova. Já em Portugal, o Kart também apareceu quase na mesma época e hoje tem vários Kartódromos espalhados principalmente pelo centro do páis.

A idade mínima para começar no Kart é os 6 anos de idade,  a partir daí, o corredor é separado por categoria conforme a idade. Não há limite de idade para permanecer no Kart, mas a maior parte dos jovens que praticam o Kart logo querem um desafio maior a ser superado. Para pratica-lo é necessário roupas e acessórios especiais de proteção como macacão, luvas e capacete.

É por isso mesmo que o Kart é um esporte que atrai muitas crianças e jovens, já que eles vivem sedentos pela velocidade e tem a possibilidade de descobrirem mais do que um hobby, uma diversão que pode se tornar uma profissão futura, afinal grandes pilotos como Ayrton Senna começaram a sua carreira no Kart.

O Brasil conta com 26 kartódromos homologados pela CBA para provas oficiais, fator que os credencia a ser sede dos grandes eventos nacionais como Campeonato Brasileiro de Kart, Copa Brasil de Kart e Campeonato Sul-Brasileiro de Kart.  Veja abaixo alguns deles:

Circuito Nacional de Kart – Conde (PB)
Kartódromo Aldeia da Serra – Barueri (SP)
Kartódromo Arena Schincariol – Itu (SP)
Kartódromo Ayrton Senna – Campo Grande (MS)
Kartódromo Ayrton Senna – Jaguaribe (CE)
Kartódromo Ayrton Senna – Salvador (BA)
Kartódromo Ayrton Senna da Silva – Brasília (DF)
Kartódromo Ayrton Senna da Silva – Interlagos – São Paulo (SP)
Kartódromo Bené Maranhense – Castanhal (PA)
Kartódromo de Fátima do Sul – Fátima do Sul (MS)
Kartódromo Governador Geraldo Melo – Natal (RN)
Kartódromo Internacional Cezar Franceschini – Farroupilha (RS)
Kartódromo Internacional da Serra – Vitória (ES)
Kartódromo Internacional de Guaratinguetá – Guaratinguetá (SP)
Kartódromo Internacional de Itumbiara – Itumbiara (GO)
Kartódromo Internacional de Joinville – Joinville (SC)
Kartódromo Internacional de Pinhais (Raceland) – Pinhais (PR)
Kartódromo Internacional de Tarumã – Viamão (RS)
Kartódromo Internacional Granja Viana – Cotia (SP)
Kartódromo José Carlos Pace – Uberlândia (MG)
Kartódromo Julio Ventura – Euzébio (CE)
Kartódromo Mario Andreazza – João Pessoa (PB)
Kartódromo Razem Abrahão Elias Neto – Anápolis (GO)
Kartódromo Ronaldo Couto Daux (Ingleses) – Florianópolis (SC)
Kartódromo Rubens Barrichello – Caruaru (PE)
Kartódromo Toninho da Mata – Betim (MG)
Kartódromo Velopark – Nova Santa Rita (RS)
Kartódromo Waltinho Ferrari – Brasília (DF)
Kartódromo Ildefonso Zanetti – Irati (PR)

Categorias: Kart

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese